domingo, 18 de novembro de 2018

Mudança: Era dos relativos


Não estamos em casa.”
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Romanos, 12:2)

Versículos base:
João 11:25-26 (Ressurreição e vida)
João 3:3 (Nascer de novo)
João 3:18-21 (Crer para não ser julgado)
Efésios 4:25-32 (Como viver a nova vida)
Efésios 4:17-19 (Não viver como os pagãos)
Romanos 10:9 (Confessar nossa fé em Cristo)
1 Coríntios 13:1-2 (Amor)
Provérbios 16:1 (Planos de Deus)
Mateus 7:4 (Julgar)
Mateus 11:28 (Descansar no Senhor)
João 16:33 (Paz)
Mudança, uma palavra tão comum e tão temida, curioso como temos medo dela, sendo que vivemos tanto ela. Cada dia, ela se manifesta em nossa vida, desde o clima até o que comemos. Existem mudanças grande e pequenas, diárias e inesperadas, e com elas vamos vivendo nossa vida. E é dela, a mudança que vamos falar hoje.
Podemos começar dando a origem da palavra:
“O verbo latino mutare significa “mudar, trocar de lugar, alterar”. Deriva de uma raiz Indo-Europeia mei-, “mudar, trocar”.”
Assim, “Mudança é o ato ou efeito de mudar, de dispor de outro modo.”
Fazer algo novo, de um novo jeito, um jeito diferente. Somos biologicamente acostumados com a zona de conforto, as ciências que estudam as funções do corpo físico definem homeostase como a tendência à estabilidade do meio interno do organismo. Por isso, resistimos e tememos tanto as mudanças, entretanto elas sempre estão em nossa vida e como lidar com isso?
Mudanças.......
Tudo é uma constante mudança. As pessoas mudam, o mundo muda... Tudo se transforma com o tempo, e nada permanece igual. O que nos resta são os bons momentos que foram vividos e que ficaram guardados para sempre em nossa lembrança.”- Autor desconhecido
O ser humano é um ser mutável, a cada dia aprendemos coisas novas, e esse conhecimento nos muda. Fazemos coisas, sofremos coisas que nos mudam sempre, nos conhecemos a cada dia e buscamos um aperfeiçoamento constante. E como cristãos isso é ainda mais forte, pois como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 11:1:
Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.” (Sede meus imitadores)
Ser como Cristo, a missão mais impossível e real que temos, e isso é difícil, mas devemos buscar melhorar sempre. Isso nos torna cristãos, isso nos faz diferente, pois não somos melhores que ninguém, nem piores, somos iguais, temos os mesmos desejos e se deixarmos, caímos e fazemos as mesmas besteiras. Na verdade a conta para nós é ainda maior, pois conhecemos a palavra de vida. Assim, entendamos, que Cristo é a vida, João 11:25-26. E o que nos torna diferentes é que nascemos de novo, João 3:3, e com isso aprendemos a seguir o que fora escrito por Paulo, em Efésios 17-19 e 25-32. Não viver como antes mas viver diferente, mas a verdade que isso hoje em dia é mais difícil, pois é uma era de Relativos, cada um constrói uma referencia para si mesmo e busca viver por ela, seja sendo igual a alguém em especial, algum artista, filósofo, jogador, uma pessoa que se torna um modelo para ela, medido por seus parâmetros. E essa é a beleza da vida Cristã de hoje, por que sempre vivemos seguindo alguém, imitando, alguém que venceu a vida e a morte, e cujo nome atravessou 2 milênios, e chegou em nós hoje, que é o de Jesus Cristo.
Os imitadores, deveríamos ser chamados assim. Só é uma pena que temos esquecidos disso hoje em dia, a Igreja tem buscado muito o mundo, tem querido ser igual ao mundo, e esqueceu que nós viemos para ser diferentes, ser luz e viemos exatamente, para trazer aquilo que todos temem, a mudança. Pois
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Romanos, 12:2)

Então, o que somos? Somos estrangeiros, embaixadores, em busca de novas pessoas para nossa família. Para voltarmos mais acompanhados. Até aqui é tudo bonito né, então somos diferentes, por que não fazemos as mesmas coisas que o mundo, mas só isso? Nunca esqueçamos do maior de todos os mandamentos, o amor! Devemos amar, não julgar.

1 Coríntios 13:1-2 (Amor)
Mateus 7:4 (Julgar)
Na real, hoje o que nos falta é equilíbrio. Saber que não somos do mundo e parar de tentar ser como eles, mas também quando entendemos isso, para de nos acharmos melhores por isso. Por que a vida é cheia de idas e vindas, hoje estamos bem e amanhã podemos não estar. 1 Coríntios 10:12, então é necessário se olhar no espelho, e sempre refletir sobre si mesmo, vamos errar, mas a diferença é que buscamos acertar e buscamos o arrependimento em Cristo Jesus e o perdão do Pai, e assim descansamos em Deus e temos paz.
Mateus 11:28 (Descansar no Senhor)
João 16:33 (Paz)
E então, levamos a mensagem, o evangelho simples, para mudar ainda mais pessoas, para que elas aprendam a mudar por Cristo, e mudem ainda mais outras. Que deixem o eu de lado, e vivam por algo, alguém muito maior que é o Filho de Deus. E que confessem, Romanos 10:9, o seu amor e no final todos possamos dizer.
II Timóteo 4:7-8
E ai, está pronto para mudar?


Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário